As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX.[9] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.
No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método uzlsex
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle, na realidade não se sabe ao certo quem criou o Parkour, pois desde o homem-primitivo já era necessário um método de locomoção rápido e prático, para fugir, perseguir, conseguir alimento, entre outros.Parkour é uma atividade física difícil de categorizar, mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).
Movimentos básicos
Sinonímia | Descrição | ||
---|---|---|---|
francês | inglês | português | |
Atterrissage ou réception | Landing | Aterrissagem / aterragem | Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares |
Équilibre | Balance | Equilíbrio | Equilíbrio em barras ou muros |
Équilibre du chat | Cat balance | Equilíbrio do gato | Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato. |
Franchissement [fʁɑ̃.ʃis.mɑ̃] | Underbar, jump through | Por baixo da barra | Passa-se por baixo do obstaculo — geralmente por baixo de uma barra — ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar no Brasil. |
Roulade [ʁu.lad] | Roll | Rolamento | Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento |
Passe muraille [pas my.ʁaɪ] | Climb Up/Wall Climb | Passagem de muros ou paredes | "Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro. |
Passement [pas.mɑ̃] | Vault | Salto/Pulo | Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento. |
Lâché [la.ʃe] | Dismount, swinging jump | Desmonte | Soltar-se de um lugar para cair em outro. |
Demitour [dəmi tuʁ] | Turn vault | A partir da virada | Saltar sobre o obstáculo e agarrar em duas mãos, e ficar do outro lado de forma que o corpo faça um giro de 180°, geralmente terminado em desmonte. |
Saut Contraire | Reverse vault | Passagem de obstáculo reversa | Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°. |
Saut de chat [so d ʃa] | Cat leap | Salto do gato | Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos. |
Saut de bras [so d bra] | Cat jump/pass, (king) kong vault | Pulo do gato | Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, em que as mãos, no fim, tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem. |
Saut de fond [so d fɔ̃] | Drop, kitty | Drop, kitty | Deixar o corpo cair levemente após um salto, geralmente em direção a um local mais baixo. |
Saut de détente | Gap jump | Salto com distância | Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento. |
Saut de précision [so d presiziɔ̃] | Precision jump | Salto de precisão | Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno. |
Planche [plɑ̃ʃ] | Muscle up ou climb-up | Subida | Subida usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra |
Tic tac [tik tak] | Tic tac | Tic tac | "Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto. |
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