Historiadores sugerem que o Boxe foi inventado por volta de 1500 anos A.C. onde hoje se situa a Etiópia. Foi introduzido nos jogos olímpicos de 688 D.C. e, nessa época, os lutadores já usavam protetores de cabeça e bandagens (feitas de couro) para proteger as mãos e melhorar a intensidade dos golpes.
Num estudo realizado com 22 boxeadores, foi avaliada a força de impacto do soco. Foram comparados 4 tipos de bandagens e também o soco sem o uso de bandagem. Os resultados mostraram que a bandagem da mão aumenta significativamente a força de impacto do soco. A força aumenta em relação à espessura da bandagem. Os pesquisadores concluíram que a bandagem aumenta a rigidez da mão e facilita a transferência de força em comparação ao soco sem bandagem.
Além de melhorar o desempenho dos socos, a bandagem das mãos visa à prevenção de lesões no punho, mão e dedos. A bandagem, desde que bem feita, mantém o punho na posição neutra, evitando entorses e luxações. Mantém os ossos da mão com melhor congruência, dissipando as forças de reação do impacto dos golpes.
Porém, mesmo com tantos benefícios, o uso da bandagem ainda não é unamidade. Num estudo recente realizado com lutadores de MMA (Mixed Martial Arts), apenas 64,5% relataram usar bandagens.
Novos estudos devem ser realizados mostrando os benefícios do uso da bandagem para que os lutadores, treinadores e responsáveis por competições estimulem o uso correto das bandagens.
*Por Rafael Persichini Freire
Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Esportiva, Membro da Sociedade Nacional
de Fisioterapia Esportiva (SONAFE)
Contatos: (31) 9783-5114
Nenhum comentário:
Postar um comentário