Não aceite criticas de quem não sabe o que você sofre!
Aqui é o local dos guerreiros, lutadores, esportistas, atletas, professores, alunos e de quem faz a diferença em seus projetos sociais em busca de uma vida melhor para a maioria! Força, atitude e coragem esse é o lema dos vencedores!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Conheça a Super League!


No dia 3 de fevereiro, terá início a XVII Super League, o campeonato inglês de Rugby League, que conta também com uma equipe da França. Trata-se do campeonato de rugby league mais antigo do mundo, fundador da modalidade, e o mais importante ao lado da NRL australiana.
As 14 equipes participantes disputam 27 rodadas na primeira fase, sendo 13 jogos em casa, 13 jogos fora de casa e uma rodada chamada de Magic Weekend, quando as equipes jogam em campos neutros, com o intuito de divulgar o rugby league em cidades que não possuam clubes na Super League. Os 8 primeiros colocados se classificam para o mata-mata final, disputado num formato diferente do usual em competição de rugby union e de futebol. Os 8 times classificados disputam as quartas-de-final, com o 1º colocado duelando contra o 4º colocado, 2º com o 3º, o 5º com o 8º e o 6º com o 7º. Os perdedores dos duelos 1º x 4º  e 2º x 3º ganham uma segunda chance, enfrentando os vendedores dos duelos 5º x 8º e 6º x 7º, nas chamadas Repescagens Semifinais, valendo vaga nas Semifinais contra os vencedores dos duelos 1º x 4º  e 2º x 3º das quartas-de-final.
O campeão da Super League garante vaga na disputa do World Club Challenge, isto é, o Mundial de Clubes, contra o campeão da NRL. Além da Super League, os clubes ingleses disputam a Challenge Cup, o mais importante torneio de mata-mata do rugby league, cuja final é disputada anualmente em Londres.
O maior campeão tanto da liga como da copa é o Wigan Warriors. Os Warriors conquistaram o título da Challenge Cup em 2011, mas o título da Super League ficou com o Leeds Rhinos, classificado para enfrentar os australianos do Manly-Warringah Sea Eagles no World Club Challenge de 2012. O atual campeão mundial é o St. George Illawarra Dragons, da Austrália, que bateu o Wigan Warriors na última edição.
Nos últimos anos, o Rugby League forneceu muitos atletas ao Rugby Union, e a modalidade ganhou recentemente alguma exposição na televisão por assinatura brasileira, com as transmissões do BandSports. Saiba mais sobre o Rugby League e a Super League aqui, no Blog do Rugby!

O Rugby League 
As diferenças básicas do Rugby League para o Rugby Union são:
- 13 jogadores de cada lado;
- O try vale na pontuação 4 pontos, a conversão e o penal 2 pontos, e o drop goal vale 1 ponto;
- Não há disputa no Scrum, e não há line out, , sendo cobrado um scrum após a saída lateral da bola;
- Ausência de rucks, com a aplicação da regra play the ball, única do League.

O Rugby League nasceu eu 1895, com o Grande Cisma do Rugby. No fim do século XIX, uma importante discussão se fez forte no rugby: a premissão ou não para o profissionalismo. Na época, o que estava em jogo não era propriamente a contratação de atletas para atuarem profissionalmente, mas a compensação financeira para as horas de trabalho perdidas pelos jogadores, sobretudo para os de baixa renda. Enquanto a Football Association (que organizava o futebol) liberou a remuneração aos atletas, a Rugby Football Union (RFU) se colocou contrária à prática de se remunerar os atletas, e sofreu uma cisão entre os clubes defensores das remunerações, que eram a minoria (e estavam todos localizados no Norte da Inglaterra), e os clubes contrários a tal prática (que eram a maioria).
A recusa da RFU de liberar as remunerações, e as seguidas sanções impostas pela entidade aos clubes que as praticavam, levaram um grupo de 22 clubes se desligarem oficialmente da União. A reunião no Hotel George, em Huddersfield, levou 20 dos 21 clubes (todos do norte da Inglaterra) a assinarem a fundação da Northern Rugby Union (NRU), endossada por outros 2 clubes nos dias seguintes, totalizando 22 clubes fundadores. Em 1922, a NRU virou a RFL, Rugby Football League. As seguidas modificações nas regras promovidas pela entidade transformaram o rugby praticado por seus clubes em um outro esporte, o Rugby League, com regras muito distintas.
Com o Cisma de 1895, a RFU manteve como ilegal o profissionalismo até o ano de 1995, quando, em 25 de agosto, 2 meses após a Copa do Mundo de 1995, a entidade declarou o Rugby Union um esporte livre, isto é, com a permissão para a profissionalização dos atletas. 
Hoje, o Rugby League é menos difundido que o Rugby Union, sendo popular apenas na Austrália, na Papua Nova Guiné (os dois únicos países onde ele é mais forte que o Rugby Union), em Auckland (Nova Zelândia), no norte da Inglaterra (regiões de Lancashire, Yorkshire, Humber e Cumbria) e em algumas cidades do sul da França. Existem dois grandes campeonatos de clubes de League: a NRL australiana (que conta com 15 equipes da Austrália e 1 equipe da Nova Zelândia), e a Super League inglesa (que conta com 13 equipes da Inglaterra e 1 equipe da França).

A Super League
Em 1996, o antigo Rugby League Championship foi substituído pela Super League. A alteração de nome se deu após a temporada que comemorou o centenário do rugby league inglês, com o intuito de marcar uma nova era para o esporte, com uma nova liga revitalizada e forte, com o apoio do poderoso grupo de mídia News Corporation, de Rupert Murdoch.
Duas grandes novidades foram instituídas com a Super League: a disputa do campeonato durante o verão, tendo início em fevereiro e se encerrando em outubro, ao contrário do calendário tradicional do esporte europeu; e a introdução de uma equipe francesa, o departamento de rugby do Paris Saint-Germain (PSG), tornando a Super League uma liga europeia, não apenas inglesa.
O PSG foi extinto em 1997, e a liga voltou a ser exclusivamente inglesa até 2006, quando o Catalans Dragons, de Perpignan, foi admitido na liga, marcando o retorno do rugby francês à Super League. A porção leste dos Pirineus franceses e a parte francesa da Catalunha têm tradição no rugby league, e os Dragons não apenas passaram a representar tantoa França como a Catalunha na principal competição europeia de rugby league.
Em 2009, a Super League foi expandida de 12 para 14 equipes, recebendo uma equipe do País de Gales, os Celtic Crusaders. Nesse ano, a liga sofreu a mais importante alteração de sua história: a introdução de franquias licenciadas, com a abolição do rebaixamento. Com isso, os 14 clubes da Super League permancem os mesmos por ciclos de 3 temporadas. Após esse período, a liga se abre para a candidatura de novas equipes e para a reavaliação das equipes licenciadas. Dessa maneira, foi somente em 2012 que houve a alteração do quadro de equipes licenciadas da Super League: os Crusaders galeses perderam a licença, sendo substituídos pelo tradicional Wdines Vikings, que retornou à elite do rugby league inglês.
Todas as equipes profissionais que não estão na Super League disputam o RFL Championship, que conta hoje com duas divisões com 10 equipes cada, sendo 18 equipes inglesas e duas galesas. Com a impossibilidade de serem promovidas à Super League por conta dos resultados, as equipes do Championship têm como meta atingirem os critérios financeiros e estruturais exigidos pela Super League para se candidatarem à admissão a cada 3 anos.
Final da Super League de 2011: Leeds Rhinos 32 x 16 St. Helens Saints

A Challenge Cup
Desde 1896, os clubes ingleses disputam também a Challenge Cup, o principal torneio de mata-mata do rugby league. Tradicionalmente, a grande final da Challenge Cup é disputada em Londres, no estádio deWembley. Por conta da grande maioria dos clubes se localizar no Norte da Inglaterra, as finais em Londres são tidas como verdadeiras peregrinações para as torcidas envolvidas, fazendo da final da Challenge Cup um ícone da cultura do rugby league. O título da copa é considerado de igual importância ao título da liga, e as duas competição são disputadas em paralelo. Hoje, a Challenge Cup também conta com a participação de clubes galeses, escoceses e franceses (tanto o Catalans Dragons como os clubes do Campeonato Francês). Até 2008, clubes russos também participavam do torneio.
Final da Challenge Cup de 2011: Wigan Warriors 28 x 18 Leeds Rhinos

Bradford Bulls
Cidade: Bradford
Estádio:Odsal Stadium (27,000 espectadores)
Títulos: 6 da RFL/Super League, 5 da Challenge Cup e 3 do World Club Challenge
2011: 10º lugar

Castleford Tigers
Cidade: Castleford
Estádio: The Jungle (11,750 espectadores)
Títulos: 4 da Challenge Cup
2011: 9º lugar

Catalans Dragons
Cidade: Perpignan, França
Estádio: Stade Gilbert Brutus (13,000 espectadores)
Títulos: -
2011: 6º lugar na 1ª fase, Repescagem para a Semifinal na 2ª fase

Huddersfield Giants
Cidade: Huddersfield
Estádio: Galpharm Stadium (24,500 espectadores)
Títulos: 7 da RFL/Super League e 6 da Challenge Cup
2011: 4ºlugar na 1ª fase, Repescagem para a Semifinal na 2ª fase

Hull F. C.
Cidade: Kingston-upon-Hull
Estádio: KC Stadium (25,500 espectadores)
Títulos: 6 da RFL/Super League e 3 da Challenge Cup
2011: 8º lugar na 1ª fase, Quartas-de-final na 2ª fase

Hull Kingston Rovers
Cidade: Kingston-upon-Hull
Estádio: New Craven Park (10,000 espectadores)
Títulos: 5 da RFL/Super League e 1 da Challenge Cup
2011: 7º lugar na 1ª fase, Quartas-de-final na 2ª fase

Leeds Rhinos
Cidade: Leeds
Estádio: Headingley (20,500 espectadores)
Títulos: 8 da RFL/Super League, 11 da Challenge Cup e 2 do World Club Challenge
2011: 5º lugar na 1ª fase, Campeão

London Broncos
Cidade: Londres
Estádio: The Stoop (14,800 espectadores)
Títulos: -
2011: 12º lugar

Salford City Reds
Cidade: Salford
Estádio: Salford City Stadium (12,000 espectadores)
Títulos:6 da RFL/Super League e 1 da Challenge Cup
2011: 11º lugar

Saint Helens Saints
Cidade: Saint Helens
Estádio: Langtree Park (18,000 espectadores)
Títulos:12 da RFL/Super League, 12 da Challenge Cup e 2 do World Club Challenge
2011: 3º lugar na 1ª fase, Vice-campeão

Wakefield Trinity Wildcats
Cidade: Wakefield
Estádio: Belle Vue (11,000 espectadores)
Títulos: 2 da RFL/Super League e 5 da Challenge Cup
2011: 13º lugar

Warrington Wolves
Cidade: Warrington
Estádio: The Halliwell Jones Stadium (15,500 espectadores)
Títulos: 3 da RFL/Super League e 7 da Challenge Cup
2011: 1º lugar na 1ª fase, Semifinal

Widnes Vikings
Cidade: Widnes
Estádio: Stobart Stadium Halton (13,500 espectadores)
Títulos: 3 da RFL/Super League e 7 da Challenge Cup
2011: Disputou o Co-operative Championship (2ª divisão)

Wigan Warriors
Cidade: Wigan
Estádio:  DW Stadium (25,000 espectadores)
Títulos: 19 da RFL/Super League, 18 da Challenge Cup e 3 do World Club Challenge
2011: 2º lugar na 1ªfase, Semifinal

Lista de campeões do Rugby League inglês e da Super League europeia
1º - Wigan Warriors - 19 títulos
2º - St. Helens Saints - 12 títulos
3º - Leeds Rhinos - 8 títulos
4º - Huddersfield Giants - 7 títulos
5º - Swinton Lions* - 6 títulos
Salford City Reds - 6 títulos
Hull F. C. - 6 títulos
Bradford Bulls - 6 títulos
9º - Hull Kingston Rovers - 5 títulos
10º - Oldham Roughyeds* - 4 títulos
Halifax R. L. F. C.* - 4 títulos
* Hoje, no Championship, a 2ª liga inglesa

Lista de campeões da Challenge Cup
1º - Wigan Warriors - 18 títulos
2º - St. Helens Saints - 12 títulos
3º - Leeds Rhinos - 11 títulos
4º - Warrington Wolves - 7 títulos
Widnes Vikings - 7 títulos
6º - Huddersfield Giants - 6 títulos
7º - Halifax R. L. F. C. - 5 títulos
Bradford Bulls - 5 títulos
Wakefield Trinity Wildcats - 5 títulos
10º - Castleford Tigers - 4 títulos
fonte:

Nenhum comentário: