Até o fim do ano, a Secretaria de Esporte e Lazer pretende instalar mil núcleos do projeto Rio 2016, beneficiando mais de 300 mil crianças, jovens e idosos.
Desde 2007, o programa tem ajudado a revelar talentos para o esporte nacional. Atualmente, são 49 modalidades sendo praticadas por cerca de 210 mil pessoas em 750 núcleos espalhados pelo estado.
Nos núcleos, a população pode participar de atividades como ginástica, futebol de campo, atletismo, vôlei, basquete, futsal, hidroginástica, natação, futebol de areia e capoeira. Além disso, os espaços oferecem ainda aulas de artes marciais como caratê, luta olímpica, judô e jiu-jítsu.
– O governo está construindo uma grande base social para atender à população com a prática esportiva. O projeto abraça um tema transversal, porque o esporte consegue se comunicar também com a saúde, a educação e a assistência social. Assim, podemos identificar atletas que têm possibilidade de competir e estão mostrando resultados – afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.
A estudante Maria Eduarda Paranhos é uma das beneficiadas pelo projeto. Moradora do Morro da Providência, no centro do Rio, a jovem superou os obstáculos e se destacou nas aulas de caratê na comunidade pacificada. Integrante do projeto desde 2009, Duda ganhou uma perspectiva para o futuro.
– Quero continuar lutando, ser uma atleta de sucesso e, quem sabe, participar de uma Olimpíada – disse a atleta mirim, que é a revelação da modalidade aos 11 anos, e já conquistou a medalha de ouro na 1ª Copa UPP de Artes Marciais
e a de prata no Campeonato Brasileiro de Caratê Esportivo e Educacional, em Salvador.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário