– O campeão mundial de jiu-jitsu na categoria dos - 82 kg, o angolano Walter Ruben Faustino, vai participar num torneio internacional na Califórnia, Estados Unidos da América, marcado para a primeira semana de Junho próximo, afirmou hoje, sexta-feira, à Angop o próprio.
Numa entrevista em que abordou o estado da modalidade na versão brasileira, referiu que recebeu o convite da organização do evento internacional e que já comunicou o facto ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD).
O atleta, que considerou o jiu-jitsu modalidade de futuro pelos resultados alcançados em apenas seis anos de prática, informou que já trabalha no período vespertino na academia Gracie Barra Angola para a prova da Califórnia e que o seu objectivo é subir ao pódio.
De 25 anos e nascido no distrito do Rangel, em Luanda, iniciou a prática do jiu-jitsu na versão brasileira em 2008, após cinco anos a treinar judo. Em Abril conquistou a medalha de ouro no campeonato do mundo disputado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
No evento, em que o seu compatriota Daniel Correia foi eliminado nos quartos – de -final, o engenheiro electromecânico venceu nas meias-finais o sul coreano, Yamng Seungho. Na final, derrotou Nasser Alquatan, do Kuwait.
O jiu-jitsu - versão brasileira começou a ser difundido em 1920 pelo brasileiro Carlos Gracie, depois de ter apreendido a modalidade por volta de 1917 com o Japonês, Conde Koma. Baseia-se na técnica de alavanca e lutas no solo.
No país também se desenvolve o jiu-jitsu tradicional de origem japonesa (século XVII) pelo monge Chen Yuan-Ping. Aborda fundamentalmente aspectos em pé.
fonte:
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/2012/4/18/Campeao-mundial-convidado-combater-nos-EUA,2f736058-c6ee-4552-91d9-c48af530e5da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário