Por Guilherme Cruz
Foto divulgação
Com mais de 800 igrejas espalhadas pelo continente americano, a Renascer em Cristo é uma das maiores instituições evangélicas do Brasil. Mas as filiais do interior de São Paulo, como a de Osasco, têm algo que as outras não têm. O pastor Douglas Meira, o “Dogão”, de 27 anos, responsável pelas celebrações da igreja da cidade ao lado do bispo Kleber Falconi, é lutador de Jiu-Jitsu e Muay Thai, e resolveu levar as artes marciais para o altar da oração.
“A vontade inicial de fazer esses tipos de evento dentro da igreja Renascer foi no início do ano passado”, relembra o pastor, que realizou o primeiro evento de MMA dentro da Renascer em 2009, e já trabalha para a realização da nona edição na próxima sexta-feira, dia 23. “O MMA é um esporte como qualquer outro, e porque não promover um evento desses dentro da igreja para diversos fins? O foco principal é fazer desse evento uma ferramenta de evangelismo, levar a palavra de Deus a esse público em específico. Outro objetivo é mostrar que a Igreja está de portas abertas para os lutadores e amantes do esporte”, disse, revelando que a próxima edição contará com um octagon nos moldes do utilizado no UFC.
A invasão da religião nas lutas, principalmente no MMA, já foi tema de capa da Revista TATAME de março deste ano. E a iniciativa do pastor-lutador comprova que essa tendência deve aumentar ainda mais. “Hoje em dia muitos lutadores são cristãos, é importante eles saberem que Deus os abençoa em seu trabalho, como é o caso do lutador Jorge Michelan, lutador profissional de MMA e membro da igreja Renascer em Cristo. Em nossos eventos, muitos lutadores entram como estreantes e logo engrenam em eventos de porte profissional”, explica Douglas, que já realizou nove torneios de lutas na Renascer. “Tivemos êxito em todos os eventos... O último foi realizado em Osasco com um público de duas mil pessoas”.
TREINOS, ORAÇÕES E CAMPEONATOS NO TEMPLO
Além de realizar eventos de MMA, Muay Thai, Jiu-Jitsu e Boxe, o pastor revela que a Renascer ainda oferece aulas para os fiéis. “Temos em paralelo um trabalho muito forte de Muay Thai e Jiu-Jitsu em algumas igrejas nossas como em Osasco, Mooca, Alphaville, Vila Industrial, entre outras. Damos o treino e após o término ministramos a palavra de Deus aos alunos, que hoje somam por volta de 300”, afirmou Douglas, que em breve verá os atletas-fiéis competindo. “O trabalho tem crescido a cada dia mais. Estamos federando nossa equipe de Jiu-Jitsu, a Reborn Team pela Federação Paulista de Jiu Jitsu”.
FONTE: http://www.tatame.com.br/2010/07/14/Igreja-adota-o-MMA-como-esporte-oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário